sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Artigo de Opinião - A Modernização do Futebol

O Futebol se tornou muito mais que um esporte, hoje é um grande negócio que atrai cada vez mais investidores. Essa modernização ocorreu principalmente pelo futebol ser o esporte mais popular do mundo, mas isso não quer dizer que tenha sido algo completamente bom.

A modernização trouxe consigo a exclusão, a super-valorização e levou embora o amor à camisa. Exclusão principalmente do povo, antes os estádios tinham espaços para todo o tipo de gente, existia as áreas populares e as áreas mais confortáveis, atraindo assim ricos e pobres, quebrando barreiras sociais e tornando o esporte tão popular.

Essa popularidade fez com que empresas se interessassem e buscassem nele uma maneira de se promoverem e aumentarem seus consumidores. A injeção de dinheiro foi cada vez maior, o que tornou o esporte cada vez mais competitivo e deixou os clubes dependentes desses investimentos, afinal, hoje se um clube arrecada pouco ele fica para trás e não consegue ter estrutura e atletas capazes de disputar competições de alto nível.

Tudo isso fez com que o esporte e os atletas fossem super-valorizados, principalmente através da mídia que devido a atração que o esporte tem, usa muito de sua imagem para ter audiência e consequentemente aumentar seus lucros. É por isso que não se vê identificação dos jogadores com os clubes, eles jogam não por amor, e sim pelo clube que os pagam mais e os projetam mais na mídia.

Com todo esse dinheiro que gira em torno do futebol, os investidores e a mídia têm buscado elitizar o esporte, no sentido de tornar os estádios acessíveis somente aos ricos. Hoje, uma pessoa pobre não consegue ir ao estádio acompanhar seu time, pois os ingressos estão cada vez mais caros, afastando o chamado "povão" dos jogos, obrigando-os a assistirem pela TV, gerando mais audiência para as emissoras.

O estádio sempre foi o local de lazer das pessoas mais humildes, que iam aos jogos se divertirem, torcerem e comemorarem as vitórias dos seus times e hoje elas são impedidas de fazer isso devido a modernização do futebol. Um absurdo, tendo em vista que um estádio que cabe em média 40 mil pessoas, deveria ter espaço para todos os tipos de gente, como ocorria antigamente. Mas como tudo que se torna popular no mundo capitalista o futebol foi vendido aos poderosos e deixou de unir classes para dividi-las ainda mais.

Pedro Augusto e Tiago Brito - 2º ELE/T2

14 comentários:

  1. Muito interessante, tambem concordo com essa opiniao..

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! Não sou a favor desse novo futebol. Meu time não compra bons jogadores, só ligam para o lucro. -.-

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto,menos o último parágrafo.

    ResponderExcluir
  4. Bem se alguém tiver um espaço em algum clube eu queria e quero entrar eu tenho 13 anos e quero ser um jogador de futebol.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou obrigado a falar , Esse site Aki tá uma porra (.-.)
    Kkkkkkkk zoas.

    ResponderExcluir
  6. isrolacumbuetahjydytugmj fg

    ResponderExcluir
  7. no ultimo paragrafo ha um erro logo no inicio

    ResponderExcluir